Gatos entre livros!

16:32:00






Olá pessoal! Hoje o post é sobre gatos e livros! Mas vocês devem estar se perguntando, mas o que gatos tem haver com o mundo literário? E posso dizer, que muita coisa, pois esses felinos foram capazes de conquistar autores de nossa literatura e até mesmo servir de inspiração para muitas obras! Obras essas que até muitas pessoas já devem ter escutado falar e que fizeram um certo sucesso pelo mundo afora, pena que não teve tanto reconhecimento assim como a história do cachorro "Marley & eu"

Eu, como uma boa amante dos gatos, resolvi fazer esse post em homenagem a esses felinos maravilhosos! Principalmente aqueles que vivem entre livros.

Vou começar essa postagem de hoje mostrando um lindo texto do Carlos Drummond de Andrade falando sobre os gatos.

Um gato vive um pouco nas poltronas, no cimento ao sol, no telhado sob a lua. Vive também sobre a mesa do escritório, e o salto preciso que ele dá para atingi-la é mais do que impulso para a cultura. É o movimento civilizado de um organismo plenamente ajustado às leis físicas, e que não carece de suplemento de informação. Livros e papéis, beneficiam-se com a sua presteza austera. Mais do que a coruja, o gato é símbolo e guardião da vida intelectual.

Talvez nem todos concordem, mas eu acho que esse texto resume bem o que os gatos significam para o mundo da literatura, ou melhor, para alguns grandes autores do mundo literário,que tiveram suas histórias de vidas marcadas pela presença desse animal tão introspectivo, que acabou servindo de companhia e até para as suas mais profundas inspirações,salientando a importância dos gatos como fiéis companheiros.

Gatos amam mais as pessoas do que elas permitiriam. Mas eles têm sabedoria suficiente para manter isso em segredo. (Mary Wilkins)

A partir das minhas pesquisas, encontrei várias fotos de escritores com seus respectivos gatos e selecionei algumas para mostrar a vocês aqui leitores do strawberry! 

Por que será que os gatos gostam tanto de ficar entre livros e os leitores? 

Eis aqui algumas conclusões que várias outras pessoas tiraram em relação a essa pergunta.Conclusões essas que concordo muito!


 Gatos gostam de um ambiente tranquilo para a sua soneca de 10 horas diárias.
Gatos não gostam de ser o centro das atenções, nem de agito ao seu redor.
Gostam de ver a coisas de longe aproveitando-se de uma visão panorâmica e ficam bem conscientes do que ocorre ao seu redor, por isso adoram ver tudo do alto.

Sendo assim,a biblioteca seria um bom lugar, concordam? Por isso achei bem interessante um vídeo mostrando sobre a Cat - Library,uma estante criada pelo designer belga Corentin Dombrecht  para os amadores tanto de gatos como livros, não preciso nem dizer que queria uma estante dessas né? rsrs


ideia foi inspirada através da história de uma gatinha chamada Pages que frequenta uma biblioteca americana.Também achei um vídeo falando sobre essa gatinha,que só encontrei em inglês.







Aqui foram foram outras conclusões que encontrei com relação a biblioteca ser um bom lugar para os gatos.


Gatos adultos não são muito agitados e convivem muito bem com a rotina calma de uma biblioteca.
É um bom lugar para uma soneca e quase não existe barulho que possa perturbar o sono tranquilo do gato.
As prateleiras da biblioteca proporcionam aos felinos uma sensação de segurança, por terem diversos lugares para se empoleirar ou se esconder.
O cheiro, a textura e até o barulho dos jornais e revistas também são atraentes para os felinos.
Por terem uma visão aguçada e enxergarem cores, podem ser atraídos pelo conteúdo colorido dos periódicos ou livros.


E aí, concordam que os gatos sejam excelentes companheiros literários? Conhecem muitas obras sobre gatos? E qual delas mais gostou? Digam suas opiniões!



You Might Also Like

14 comentários

  1. Awn, que post mais fofo! Eu tenho um gatinho esta com cinco meses, ><
    Um beijo.,
    http://livrodagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi! Não sou lá muito fã de gatos, mas achei super interessante o seu post! E estava me perguntado exatamente o que gatos tem a ver com literatura no começo do post, haha. Agora me lembrei de Bichento, o famoso gato da Hermione que mora em uma das séries literárias mais queridas :)
    Bjs, Ruama.
    http://esquiloscorderosa-ruama.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Passando para avisar que eu deixei um meme pra você lá no blog, ok?
    Beijos.
    Amor, Ana.
    http://quemprecisaviver.blogspot.com.br/2012/09/meme-11-perguntas_28.html

    ResponderExcluir
  4. Nossa, nunca soube dessa importância dos gatos na literatura!
    Fiquei até curioso para ler uma obra dessas >.<
    A tranquilidade que os gatos passam é mesmo intensa!
    Ótimo trecho de Drummond *-*
    Até mais! ;*

    ResponderExcluir
  5. Oi, Jeh.

    Tenho três gatos e posso dizer que eles adoram ficar entre os livros, é uma coisa. rsrs... Lendo sua postagem, lembrei que tem um gato em pelo menos três dos romances que escrevi. Essa relação de escritor-gato é real, aliás, com os animais em si.

    Tem uma música que a Adriana Calcanhotto gravou: "O ron-ron do gatinho", texto de Ferreira Gullar. Espero que goste.

    O gato é uma maquininha
    que a natureza inventou;
    tem pelo, bigode, unhas
    e dentro tem um motor.

    Mas um motor diferente
    desses que tem nos bonecos
    porque o motor do gato
    não é um motor elétrico. É um motor afetivo
    que bate em seu coração
    por isso faz ron-ron
    para mostrar gratidão. No passado se dizia
    que esse ron-ron tão doce
    era causa de alergia
    pra quem sofria de tosse.

    Tudo bobagem, despeito,
    calúnias contra o bichinho:
    esse ron-ron em seu peito
    não é doença - é carinho.

    http://www.youtube.com/watch?v=3R6oABmdiBQ

    Beijos,

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir
  6. Ouhnn eu adoro gatos *__*
    Sempre me falaram que gatos sempre escolhem o melhor lugar da casa e que lugar melhor que no meio de um monte de livros neh ??
    bjOs
    http://chacombolacha.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Ownt, achei sua postagem super interessante.
    Sou louca para ter um gato!
    Beijos

    http://cocacolaecupcake.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Awwn que post lindo. Adorei. Eu amo gatos e tudo relacionado a eles, principalmente entre os livros *-* Bjs, Fê!
    http://segredosemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Ah que fofos. <3 Eu sempre quis ter um gato, mas não posso por causa dos meus cachorros. Mas acho eles lindos!

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  10. Gostei muito do post, um conteúdo bem diferente heheh

    Guilherme.
    http://umcompulsivoleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Que fofinhos *-*
    Gatos e livros são coisas que combinam, né? Eles sempre estão sorrateiramente presentes em algumas histórias.
    Beijos, Ju - Céu de Letras

    ResponderExcluir
  12. Eu amo gatos... Inclusive, minha primeira ideia de blog era alguma coisa relacionada a gatos e livros, e uso o endereço gatoselivros.blogspot pra testes no blog ahahahaha
    Acabou que optei pelos livros e chocolate mesmo e acabou que pegou
    Um livro que achei bem fofo é o do Dewey. É bem parecido com o do Marley, só que não teve tanta repercussão...
    Adorei a postagem!

    Bjokas
    Flavia - Livros e Chocolate

    ResponderExcluir
  13. Eu sou apaixonada por gatos, posso estar super atrasada, mas se vejo um na rua tenho que parar para passar a mão no gatinho, cachorros não são comigo, mas os gatos nem fala.
    Adorei o post com estas minhas duas paixões.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  14. Adorei esse post, deve ser porque amo tantos os livros quantos os gatos, e esse post me fez ver que um gato seria uma companhia perfeita para mim, um bicho calmo e que fica perto de mim sem incomodar e fazer barulho, mas infelizmente eu tenho rinite alérgica e não posso ter um (coitado de mim).
    Abraços.

    Eu deixei um meme para você lá no meu blog, se quiser conferir:
    http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/2012/10/memes-e-selinhos-que-eu-recebi-2_4.html

    ResponderExcluir

Obrigada pela visitinha,que sempre será muito bem vinda =)

Popular Posts

Instagram


Facebook