O mundo das Distopias

10:46:00



O gênero distópico(sociedade não-perfeita,sociedade que não vive em paz)que seria  ao contrário de utopia(sociedade perfeita,ideal ou imaginária)é um dos gêneros que tem me deixado bastante animada,não só pelo motivo de estar em alta,mas também por que têm me chamado muita atenção,e cada vez mais eu tenho vontade de ler esse estilo de livro!Por isso resolvi fazer uma lista de vários livros e filmes distópicos,que merecem ser mencionados aqui,que como vocês sabem muitos dos filmes distópicos surgiram através de livros e vice-versa.


Série Feios(Feios,Perfeitos,Especiais e Extras)
A série feios é composta de de quatro volumes e tem feito muito sucesso pelo Brasil.
Uglies (Uglies (título em Portugal) ou Feios (título no Brasil)) é uma série de livros de fantasia e ficção científica de autoria de Scott Westerfeld. A história segue uma adolescente chamada Tally Youngblood, que vive numa sociedade futurista onde todos, após passar por uma cirurgia, se tornam "perfeitos". Os segredos e consequências da operação vão sendo revelados gradualmente, ao longo das decisões da protagonista.





  Delírio - Lauren Oliver



                                                                   


Essa narrativa propõe que uma vez instalada a doença do amor na corrente sanguínea, não há como contê-la. A ciência já é capaz de erradicá-la, e o governo obriga que todos os cidadãos sejam curados ao completar dezoito anos. Lena Haloway espera por esse dia, assim como os outros adolescentes. É proposto que viver sem a doença é viver sem dor - sem arrebatamento, sem euforia, com tranquilidade e segurança. Depois de curada, a jovem será encaminhada pelo governo para uma faculdade e um marido lhe será designado. Não precisará se preocupar com o passado que assombra sua família. Lena acredita que as imposições das autoridades, como a intervenção cirúrgica, o toque de recolher e as patrulhas-surpresa pela cidade, existem para proteger as pessoas. Faltando apenas algumas semanas para o tratamento, Lena se apaixona. Os sintomas são bastante conhecidos, mas, depois de experimentá-los, ela ainda escolheria a cura?



Estilhaça-me - Tareheh Mafi

                                                


 Juliette nunca se sentiu como uma pessoa normal. Nunca foi como as outras meninas de sua idade. O motivo - ela não podia tocar ninguém. Seu toque era capaz de ferir e até matar. Durante anos, Juliette feriu e, segundo seus pais, arruinou o que estava à sua volta com um simples toque, o que a levou a ser presa numa cela. Todo dia era escuro e igual para Juliette, até a chegada de um companheiro de cela, Adam. Dentro do cubículo escuro, Juliette não tinha notícias do mundo lá fora. Adam ia atualizando-a de tudo. Juliette não entendeu bem o que estava acontecendo quando foi retirada daquela cela e supostamente libertada, ao lado de Adam, e se vê em uma encruzilhada, com a possibilidade de retomar sua vida, mas por caminhos tortuosos e totalmente desconhecidos.





1984 - George Orwell
                                                  

Winston, herói de '1984', último romance de George Orwell, vive aprisionado na 
engrenagem totalitária de uma sociedade completamente dominada pelo Estado, onde 
tudo é feito coletivamente, mas cada qual vive sozinho. Ninguém escapa à vigilância do 
Grande Irmão, a mais famosa personificação literária de um poder cínico e cruel ao 
infinito, além de vazio de sentido histórico.




              
  Trilogia Jogos Vorazes              




 

A popularidade dos livros distópicos começaram a fazer sucesso
 com o livro Jogos Vorazes - Suzanne Collins.


Constituída por uma suntuosa Capital cercada de 12 distritos periféricos, a nação de Panem se ergueu após a destruição dos Estados Unidos. Como represália por um levante contra a capital, a cada ano os distritos são forçados a enviar um menino e uma menina entre 12 e 18 anos para participar dos Jogos Vorazes. As regras são simples - os 24 tributos, como são chamados os jovens, são levados a uma gigantesca arena e devem lutar entre si até só restar um sobrevivente. O vitorioso, além da glória, leva grandes vantagens para o seu distrito. Quando Katniss Everdeen, de 16 anos, decide participar dos Jogos Vorazes para poupar a irmã mais nova, causando grande comoção no país, ela sabe que essa pode ser a sua sentença de morte. Mas a jovem usa toda a sua habilidade de caça e sobrevivência ao ar livre para se manter viva.

Jogos Vorazes fez tanto sucesso que acabou virando filme também.






Segue a lista de alguns filmes distópicos:





                                         

O anti-herói do filme é Alex DeLarge, um jovem líder de uma gangue de delinqüentes, amantes de leite drogado e música clássica. Tem por diversão bater, estuprar, matar... Enfim, cometer qualquer brutalidade que tenha vontade, não se importando com as leis ou o senso humanitário. Quando finalmente é pego pela polícia, sofre um tratamento duro de reabilitação. Quando Alex volta às ruas, totalmente regenerado, passa a sofrer com aqueles que antes eram as vítimas.

                                                           


Adaptação do clássico homônimo de George Orwell. Vivendo sob um governo autoritário e que tem o controle total sobre cada ação dos cidadãos, proibindo qualquer tipo de emoção, o burocrata Winston Smith enfrenta problemas ao se apaixonar por Julia.


                                                           

Nos primeiros anos do século XXI aconteceu a 3ª Guerra Mundial. Aqueles que sobreviveram sabiam que a humanidade jamais poderia sobreviver a uma 4ª guerra e que a natureza volátil dos humanos não podia mais ser exposta. Então uma ramificação da lei foi criada, o Clero Grammaton, cuja única tarefa é procurar e erradicar a real fonte de crueldade entre os humanos: a capacidade de sentir, pois há a crença de que as emoções foram culpadas pelos fracassos das sociedades do passado. Desta forma existe um estado totalitário, a Libria, que é comandado pelo "Pai" (Sean Pertwee), que só aparece através de telões. Foi decretado que os cidadãos devem tomar diariamente Prozium, uma droga que nivela o nível emocional.

                                                   

Em uma Inglaterra do futuro, onde está em vigor um regime totalitário, vive Evey Hammond (Natalie Portman). Ela é salva de uma situação de vida ou morte por um homem mascarado, conhecido apenas pelo codinome V (Hugo Weaving), que é extremamente carismático e habilidoso na arte do combate e da destruição. Ao convocar seus compatriotas a se rebelar contra a tirania e a opressão do governo inglês, V provoca uma verdadeira revolução. Enquanto Evey tenta saber mais sobre o passado de V, ela termina por descobrir quem é e seu papel no plano de seu salvador para trazer liberdade e justiça ao país.


                                                 


Em um futuro próximo, Thomas Anderson (Keanu Reeves), um jovem programador de computador que mora em um cubículo escuro, é atormentado por estranhos pesadelos nos quais encontra-se conectado por cabos e contra sua vontade, em um imenso sistema de computadores do futuro. Em todas essas ocasiões, acorda gritando no exato momento em que os eletrodos estão para penetrar em seu cérebro. À medida que o sonho se repete, Anderson começa a ter dúvidas sobre a realidade. Por meio do encontro com os misteriosos Morpheus (Laurence Fishburne) e Trinity (Carrie-Anne Moss), Thomas descobre que é, assim como outras pessoas, vítima do Matrix, um sistema inteligente e artificial que manipula a mente das pessoas, criando a ilusão de um mundo real enquanto usa os cérebros e corpos dos indivíduos para produzir energia. Morpheus, entretanto, está convencido de que Thomas é Neo, o aguardado messias capaz de enfrentar o Matrix e conduzir as pessoas de volta à realidade e à liberdade.



Então gente,além de mim tem mais alguém animado com os livros distópicos? Alguém já leu algum desses livros ou viu um desses filmes? O que acharam?


Bom filme e boa leitura a todos!

You Might Also Like

21 comentários

  1. Verdade esse tipo de livro tem me chamado muito a atenção também.

    http://umcompulsivoleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Tenho os dois primeiros da série feios, mas ainda não tive tempo para lê-los. Já li Estilhaça-me e gostei bastante. Tenho e já li os dois primeiros da trilogia de Jogos Vorazes. Peguei Delírio emprestado, mas ainda nem encostei nele rsrs
    Ah, vai ter mais um lançamentos diatópico pela editora Novo Conceito: "Starter" de Lissa Price (http://www.blognovoconceito.com.br/starters-lissa-price/) que eu já estou super ansiosa pra ler!


    http://blogdaninareis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou sabendo desse livro distópico "Starter",é dos outros tantos livros distópicos que estão na minha lista e jogos vorazes pretendo ler o livro e deixar o filme para depois ^^

      Excluir
  3. Olá
    Dos apresentados ja li Estilhaça-me, não foi uma das minhas melhores leituras. Os outros prentendo ler em breve, principalmente Jogos Vorazes. A série Feios, eu tinha um pouco de receio, mas estou me acostumando aos poucos.
    Gostei também do seu blog e já sigo. =P

    Lucas / Era uma vez...
    livrosecontos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Também tenho uma quedinha por livros distópicos, já li alguns dos livros que você apresentou sobre o tema e pretendo ler todos os que ainda faltam. beijos :*

    www.amostradelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu tenho uma quedona haha, e já tem muitos na minha lista que pretendo ler ! ^^

      Excluir
  5. Olá Jéssica!
    Vim retribuir a visitinha ^^

    Gostei dessa postagem. Parabéns! O seu blog é muito legal.
    Também estou participando.

    Um forte abraço.

    http://diogo-pimenta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi, flor!
    Gostei do post! Tenho alguns livros dessa lista. A coleção Feios eu tenho, mas ainda não li.
    Delirio tb tenho, li e não gostei muito... Achei muito floreado.
    Jogos Vorazes é ótimo... Adoro. Li os 3 livros em 4 ou 5 dias.
    Senti falta de Destino, da Ally Condie nessa lista. Esse eu gostei! Só Travessia, que é a continuação eu ainda não li, mas essa semana já providencio isso rsrsrs

    Os filmes tb são ótimos! Só o 1984 que não assisti.

    Bjokas

    Flavia - Livros e Chocolate

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá! Verdade!Eu ia incluir o livro Destino da Ally Condie na lista ! E acabei nem incluindo,mas me arrependi,tenho vontade de lê-lo mais pra frente e fazer uma resenha ^^ todos dizem que esse livro é ótimo :)

      Excluir
  7. Olááá

    adorei o blog e também adoro os livros de gênero distópico, sempre com um enredo e personagens cativantes ^^

    adorei de vdd o blog e já estou seguindo, se puder passe no meu blog tb, junto com minha amiga fazemos resenhas de livros ^^

    www.chacombolacha.blogspot.com.br

    um super beijo e até a próxima ^^

    ResponderExcluir
  8. Oiiii eu tbm adoro esse estilo...
    Eu to louca pra ler Delírio, e a serie Jogos Vorazes...
    Me chamaram muita atenção!

    Beijãoo!

    Meus livros, meu mundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jaqueline! Também estou louca para ler Delírio,vai ser o próximo que vou comprar,eu simplesmente me apaixonei pela temática dele ^^

      Excluir
  9. Oi. Gostei de tuas postagens, seu blog é muito
    bem construído, e você escreve divinamente.
    Parabéns pelo blog. Beijos.




    http://juliana-editions.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Olá,
    gostei muito do seu blog, parabéns!
    Quero muito ler essas séries, principalmente jogos vorazes.
    Bjs
    http://ladyofthebooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi,Jéssica!

    Eu li a Trilogia em Jogos Vorazes em três semanas.Comprei o primeiro só para ver se realmente valia a pena, assim que terminei a leitura fui correndo comprar os outros dois. rs Eu comprei o Estilhaça-me,mas não gostei muito da leitura ( a escrita da autora não me agradou muito),mas a história em si é boa. Já li 1984, mas ainda não assisti ao filme.

    Quanto aos filmes, Laranja mecânica é uma obra prima de Kubrick.Aliás, este cineasta merece ser visto e revisto.

    Eu gosto deste gênero, pois nos faz refletir em nossa atual posição diante da sociedade.

    Abraços
    http://folheandopensamentos.blogspot.com.br
    Eu gosto do gênero distópico

    ResponderExcluir
  12. Essas distopias que nos deixam loucas heim, já li delírio e fiquei louca pela continuação :/ Jogos Vorazes só li o primeiro..tenho muito interesse em ler estilhaça-me também, mas já vi alguns comentários negativos a respeito, enfim, parabéns pelo post =)
    http://segredosemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem me fale,deixa louca mesmo.
      Também escutei uns comentários negativos a respeito do livro Estilhaça-me e fiquei um pouco chateada,e é uma pena por que ainda quero muito ler ele! =]

      Excluir
  13. 1984 é excelente!
    Sou completamente apaixonada pelo livro. Sem dúvida é a melhor obra de Orwell.
    Ótima postagem! Adorei!

    Um beijão!
    Carol Benazzato
    www.sonhosdescritos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Quero muito ler estilhaça-me!
    Parece ser muito bom.
    Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada pela visitinha,que sempre será muito bem vinda =)

Popular Posts

Instagram


Facebook